Como já sinalizava ao longo do ano, a exportação do Rio Grande do Sul para a China fechou 2022 com um tombo. Os embarques caíram 39,9%. Ainda assim, o país segue como principal destino dos produtos gaúchos, comprando 21% do que vendemos ao Exterior. Foram US$ 4,7 bilhões, segundo os dados do governo federal consultados pela coluna.
A queda já começou no início de 2022, com a quebra da safra de soja pela estiagem. A China é um grande comprador do grão e de seus derivados. Além disso, o país asiático enfrentou uma desaceleração econômica especialmente por uma crise no setor imobiliário e pela política de covid zero, além de rescaldos dos gargalos que travaram a logística mundial em 2021.
Em segundo e terceiro lugares, aparecem Estados Unidos e Argentina. Ambos aumentaram em mais de 20% as compras de produtos gaúchos, apesar dos seus desempenhos econômicos desafiadores. Em parte, atribui-se essa elevação à dificuldade que esses países também tiveram para importar da China. O Rio Grande do Sul ganhou parte deste mercado que ficou na mão.
O destaque vai para o quarto lugar entre os destinos: a Índia. O país dobrou as compras de produtos gaúchos. Ainda são US$ 627 milhões, ou 2,79%, mas a Índia vem em uma crescente. No ano anterior, já tinha elevado em 353% as importações do Rio Grande do Sul. O país tem uma população de 1,38 bilhão de pessoas e é visto como um mercado de potencial de longo prazo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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