O preço é o critério que mais aparece para a compra do presente de Natal. Foi citado por 55,7% dos entrevistados na pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA). O segundo item que mais ajuda o consumidor é conhecer o gosto da pessoa, seguido por qualidade do produto.
Filhos serão os mais presenteados, seguidos por pai e mãe. Genro e nora apareceram na intenção de presentes, sendo que ficaram de fora no ano passado.
Roupas lideram a lista de presentes para dar e também a do que quer receber. Cosméticos, perfumes e produtos de higiene ganharam espaço entre os que os entrevistados gostariam de ganhar.
O gasto médio por consumidor é estimado em R$ 639, menos da metade do que o apontado na pesquisa da Black Friday. Ainda assim, o Natal é a principal data de vendas para o varejo, considerando as vendas totais. A movimentação financeira esperada pelo Sindilojas Porto Alegre é de R$ 549 milhões.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.