A Copa do Mundo é uma das apostas de retomada do consumo após um terceiro trimestre fraco e de um consumidor retraído pela eleição tumultuada. Entidades de lojistas da capital gaúcha fizeram suas pesquisas para ajudar o setor a se preparar para as vendas associadas ao evento. O levantamento do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) identificou que 74% dos entrevistados pretendem assistir aos jogos, sendo que a maioria o fará com a família e em casa.
Daqueles 36,9% que comprarão algo para o mundial de futebol, a maior parte o fará independentemente da Black Friday. Aliás, a proximidade da liquidação com a Copa fora de época é um diferencial de 2022, mas, pelo visto, com pouco impacto no consumidor. Apesar disso, quando questionados, dizem que gostariam que as promoções fossem antecipadas, destaca Thais Del Pino, coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Sindilojas POA.
Entre os produtos na lista de compras, lideram as comidas e bebidas, seguidas por camisetas de time, bolas, chuteiras e itens oficiais do evento. Os demais são produtos são bem menos citados. Lojas de rua lideram as buscas, seguidas pela internet e, depois, shoppings.
Apesar do otimismo com as datas de vendas no último trimestre, que se somam ao Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) fez, em parceria com a Vitamina, uma pesquisa para entender como o consumidor destinará seu dinheiro com tantos eventos próximos, explica o gerente de Marketing, Rafael Guerra. Mesmo com as tentações, segue a preferência por usar o 13º salário para pagar dívidas, o que foi citado por 63% dos entrevistados. Sobre a vida financeira para o ano que vem, 49,5% disseram estar otimistas, o que até surpreende já que se vem de um período inflacionário de impacto.
Outro dado é quatro em cada 10 entrevistados estão com contas em atraso, percentual semelhante apareceu na resposta à pergunta se precisou buscar dinheiro emprestado em 2022. Para melhorar as finanças, 36% pretendem empreender ou buscar novas fontes de renda em 2023.
O Natal ainda ganhará da Black Friday, se confirmada a percepção da pesquisa da CDL. Dos gastos de final de ano, 70% vão para o Natal. O levantamento identificou que 75% não comprarão itens da Copa, mas a entidade entende que a euforia do campeonato pode, sim, gerar oportunidades de negócios. Seis em cada 10 consumidores nem estão pesquisando nada ainda para Black Friday.
Quando questionados sobre o presente dos sonhos que gostariam de ganhar de Natal, os consumidores apontam mais, nesta ordem: viagem, carro, celular, casa e dinheiro. Pessoal está pensando alto, não?
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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