Para atender às vendas previstas para o final de ano, o varejo do Rio Grande do Sul abrirá 7,76 mil vagas temporárias. A estimativa foi enviada à coluna pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o quinto maior número de empregos no levantamento nacional, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
O interessante é ser a maior geração de postos de trabalho para a época desde 2014 no Estado. Além disso, houve um aumento de 10%, ou seja, cerca de 700 vagas em relação a 2021. O final de ano terá vendas de Copa do Mundo, Black Friday e Natal, além de um consumo represado pela eleição que deve ocorrer a partir de novembro.
- É o primeiro Natal desde a normalização da economia afetada pela pandemia - ressaltou o chefe da Divisão de Economia da CNC, Fabio Bentes, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que aposta na antecipação na Black Friday da compra de presentes para o Natal.
A contratação dos temporários se concentrará com força no segmento de hiper e supermercados, que é o maior empregador do varejo. Segundo a estimativa da CNC, essas lojas empregarão 3,36 mil pessoas. Serão seguidas por vestuário e calçados, que engatam recuperação após o tombo de vendas na pandemia; utilidades domésticas e eletrônicos, que vendem bem na Black Friday; livrarias e papelarias; e demais segmentos.
A CNC projeta taxa de efetivação dos trabalhadores temporários em 11% após o Natal de 2022– ligeiramente inferior à do ano passado, quando o varejo efetivou 15% dos contratados. Identifica que houve reposição de quadro de funcionários já no ano passado. Além disso, ao contrário de 2021, a perspectiva de crescimento econômico para o ano seguinte é menor ao fim de 2022 do que era um ano atrás.
Relembre a projeção do Sindilojas Porto Alegre para o varejo da Capital, noticiada pela coluna ainda em setembro: Lojistas usarão vagas temporárias de final de ano para recuperar quadro de funcionários
Colaborou Vitor Netto
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.