Com expectativa de vendas melhores, o final de ano trará junto um número maior de contratação de temporários pelo varejo. Ao menos é o que indica a pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). Dos comerciantes entrevistados, 55,4% disseram não ter aberto vagas em 2021 para essa época, que é quente em vendas, com Black Friday e Natal. Porém, 67,6% contratarão agora para 2022.
Presidente da entidade, Arcione Piva tem ouvido dos empresários que a ideia é ampliar o número de funcionários em 20%. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ele disse que os quadros de empregados das empresas estão bastante reduzidos, resultado ainda da pandemia. Isso abre espaço para mais vagas temporárias e, mais ainda, para a efetivação desses candidatos depois.
- É o momento de contratar pessoas, até para ver depois quem fica. As empresas estão precisando - comenta ele.
Já para o Dia das Crianças, a perspectiva é de vendas maiores, o que serve de termômetro para o Natal. Junho e julho tiveram queda de vendas no comércio, conforme os dados do IBGE que já saíram. A expectativa é recuperar-se no último trimestre.
- Não é o crescimento de vendas que gostaríamos, mas teremos um final de ano positivo - projeta Piva.
As contratações de temporários se concentrarão entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro. As principais funções a serem preenchidas são para vendedor, caixa e estoquista. Os contratos durarão, em média, dois meses, com grande possibilidade de efetivação.
Em tempo, o Sindilojas está com inscrições abertas para um workshop gratuito para preparar os profissionais. A aula será no dia 6 de outubro, no Auditório Henrique Gerchmann (Rua dos Andradas, 1234 - Porto Alegre). Abordará técnicas básicas de vendas e atendimento, além de dicas para fazer o currículo e para a entrevista de emprego. Inscrições podem ser feitas no site da entidade.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.