Na primeira fala após o resultado, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), mencionou que buscará o desenvolvimento econômico, o que voltou a citar na largada da entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. A candidatura do atual vice-presidente da República recebeu forte apoio do empresariado gaúcho. Confira as perguntas da coluna sobre a pauta econômica de Mourão para o Congresso:
Como pretende dar andamento a assuntos que têm relevância para o setor produtivo do Estado, como o complexo de energia de R$ 6 bilhões para Rio Grande, para o qual já buscaram seu apoio?
Esse é um assunto que já estou dando prosseguimento como vice-presidente. Está muito ligado a essa nova diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Então, estamos trabalhando junto a eles para que o projeto avance ainda neste ano. Mas, em termos de geração de emprego, renda e de melhora do desenvolvimento econômico, eu vejo a questão da exploração da energia eólica no mar, porque temos uma "Itaipu no mar" (referência à uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo). O produto que resulta disso é o hidrogênio verde, que é o que a Europa vai precisar para melhorar a matriz energética e entrar no processo de mitigação na mudança climática. Temos um grande caminho aberto para o Rio Grande do Sul. Eu vou me esforçar muito para que esse investimento avance.
A bolsa de valores abriu em alta com o resultado do primeiro turno, em parte pela expectativa de andamento das reformas no Congresso. O que pretende fazer quanto às propostas administrativa e tributária, que estão paradas lá, inclusive a enviada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, que muda o Imposto de Renda?
Eu participei ativamente da construção desse processo. Eu sou um defensor intransigente nessas reformas, porque quem compreende a situação que o Estado brasileiro vive, sabe que, se nós não avançarmos nessas reformas, vamos continuar aprisionados nessa armadilha da renda média que nós estamos desde os anos 1980, século passado. Não vamos conseguir gerar a quantidade de empregos, renda e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Vou trabalhar intensamente nessas reformas, mas isso requer um consenso lá dentro do Congresso e, por isso, precisamos construir uma maioria. Com essa turma nova que está chegando no Senado, eu vejo uma ampla possibilidade de construir essa maioria.
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.