Apesar de algumas suspeitas de que a eleição nacional pudesse terminar no primeiro turno, a maior aposta era mesmo que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) prolongassem a disputa. É sobre este pleito que gira o nervosismo econômico.
Com resultados melhores do que as pesquisas previam, o bolsonarismo chega com mais ânimo. Pode intensificar medidas econômicas imediatas, como a artilharia dos últimos meses, com redução de tributos, Auxílio Brasil, consignado, entre outras. Porém, pode ser mais cobrado sobre responsabilidade fiscal com tantos benefícios concedidos agora.
Já a campanha de Lula tende a reforçar o apoio de Henrique Meirelles, nome que agrada o mercado e que sinaliza compromisso com as contas públicas e com a política monetária, já que ele criou o teto de gastos quando foi ministro do governo de Michel Temer e sempre defendeu a autonomia do Banco Central, que presidiu durante o governo do próprio candidato petista.
— Resultado para presidente muito bom para reduzir percepção de riscos para o mercado financeiro — comentou à coluna Wagner Salaverry, sócio das Quantitas Asset, gestora de fundos de Porto Alegre.
Pesquisa feita pela Warren, outra empresa de investimentos, antes mesmo do primeiro turno, apontou que 48% dos entrevistados têm a definição da equipe econômica como maior preocupação. Espera-se, ao menos, que ambos falem mais de economia nesta etapa, que será praticamente uma nova eleição. Teto de gastos é considerado um “assunto chato” e nada popular, mas é essencial para o rumo, por exemplo, do câmbio e da inflação do país a partir de 2023. Aliás, é provável que seja quem for o novo presidente, esse limite da responsabilidade fiscal venha, de alguma forma, a ser flexibilizado.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.