Em cima do viaduto Otávio Rocha, na Rua Duque de Caxias, o famoso Hotel Everest tem novo dono. Ícone de Porto Alegre, ele estava fechado desde 2020, quando foi colocado à venda. Nas últimas semanas, já foram instaladas telas de proteção na fachada do edifício devido à obra que transformará o imóvel em um prédio residencial, como tem sido feito com diversos outros hotéis do Centro Histórico desde que começou a pandemia.
Empresa de São Paulo que já havia comprado o Everest do Rio de Janeiro, a Prisma Capital adquiriu também o de Porto Alegre, segundo a ex-proprietária, Ana Helena Fett de Carvalho. O valor do negócio, porém, não foi revelado. Ainda no ano passado, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Sul (ABIH-RS), José Justo, estimou que o preço do Everest girasse em torno de R$ 50 milhões.
As obras de agora teriam a finalidade de transformar os andares do hotel em apartamentos residenciais, desfazendo os antigos quartos. A coluna tenta uma entrevista com a empresa compradora para buscar os detalhes do que será feito no conhecido prédio do centro da Capital.
Fechamento do Everest
Antes de encerrar as atividades aos 56 anos, o Hotel Everest passou por, no mínimo, quatro tentativas de venda. E não foram recentes. O empreendimento já gerou interesse de empresários do agronegócio gaúcho que buscam investimentos em imóveis quando a safra é boa, mas também de empreendedores internacionais.
Na Rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre, a unidade tinha interrompido a operação com a pandemia, depois encerrou as atividades em definitivo. Já enfrentava dificuldades financeiras. De camas a carrinhos de bagagem, os itens foram vendidos, o que gerou fila de compradores na ocasião. Além da parte de hotel, já há um espaço de uso residencial. Fundado em 1964, o Everest tem cerca de 150 quartos.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.