Antes de encerrar as atividades aos 56 anos, o hotel Everest passou por, no mínimo, quatro tentativas de venda. E não são recentes. Fontes do setor falam em negociações ocorridas ao longo dos últimos anos. O empreendimento já gerou interesse de empresários do agronegócio gaúcho que buscam investimentos em imóveis quando a safra é boa, mas também de empreendedores internacionais. Na Rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre, a unidade tinha interrompido a operação com a pandemia de coronavírus e agora foi isolada com tapumes.
Fundado em 1964, o Everest tem cerca de 150 quartos. Considerando a estrutura, o ponto e as informações que circulam sobre as negociações, o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Sul (ABIH-RS), José Justo, estima que o valor do Everest de Porto Alegre gire em torno de R$ 50 milhões.
A coluna tenta há semanas um posicionamento da direção do hotel. A empresa também fechou a operação que tem no Rio de Janeiro. Objetos do Everest de Ipanema já foram vendidos em leilão.
Um tsunami na hotelaria
O ano de 2020 será um tsunami na memória do setor hoteleiro. Já são contabilizados diversos fechamentos. Pequenas pousadas familiares aumentam esse número, mas há também grandes empreendimentos. Só que muitos já estão sendo vendidos para grupos que, inclusive, nem atuam no Rio Grande do Sul ainda e pretendem manter a operação.
Além disso, o diretor José Justo (ABIH-RS) tem a confirmação da abertura de 10 hotéis já no Rio Grande do Sul em 2021. Sendo que cinco deles ficam em Gramado. Há ainda a previsão de uma inauguração em Porto Alegre. São movimentos fortes em um setor e em um relativo curto espaço de tempo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.