Maior rede de farmácias do Brasil, a Droga Raia atingiu a marca de cem lojas no Rio Grande do Sul, mercado onde entrou há 14 anos. A marca está em 37 cidades. Em Porto Alegre, Alegrete, Bento Gonçalves, Erechim e Vacaria, instalou suas operações em prédios históricos.
A primeira farmácia da empresa no Estado foi aberta em Porto Alegre em 2008. A centésima também foi inaugurada na Capital. Gerente regional da RaiaDrogasil, Thiago Siqueira projeta abrir mais nove ainda em 2022.
Para abastecer o varejo gaúcho e o de Santa Catarina, a Droga Raia tem um centro de distribuição em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Somando a operação logística com as lojas, a empresa emprega 1,6 mil pessoas no Rio Grande do Sul. No país, a empresa tem 2.600 farmácias, distribuídas em todos os Estados, e pretende abrir outras 260 em 2022.
Para conquistar os gaúchos, a empresa oferece conveniências como a Entrega de Vizinhança, na qual o cliente liga diretamente para a farmácia, faz o pedido e recebe em casa sem custo adicional se estiver em até 500 metros de distância. Há, ainda, o Compre e Retire, em que o consumidor compra pelo site ou aplicativo da Droga Raia e retira o produto na loja em, no máximo, uma hora.
Executivos da empresa falaram ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha. Confira trechos abaixo e a íntegra das entrevistas no final da coluna.
Flávio Correa, diretor de relações com investidores e relações institucionais da RaiaDrogasil
A empresa mudou a marca recentemente?
Foi ainda em 2022. Operamos com duas marcas no Brasil. A Raia é a nossa rede de farmácias que fica de São Paulo para o sul do Brasil. De São Paulo pra cima, na Região Nordeste e no Centro-Oeste, carregamos o nome DrogaSil. As duas redes juntas estão em mais de 500 cidades.
Como está a expansão no Sul, considerando os fortes concorrentes, como Panvel e São João?
Consideramos que é uma praça que vale a pena expandir. Temos concorrentes locais muito fortes em cada uma das regiões. Existe um critério de avaliação dos clientes que chamamos de NPS (Net Promoter Score). Na nossa marca, é 90 no Sul, de uma nota possível de 100. A estratégia é continuar no desenvolvimento do bom atendimento ao cliente, na expansão tanto no físico como no online. Os canais digitais da RaiaDrogaSil também são uma vertente importante para avançar no Sul.
Thiago Siqueira, gerente regional da RaiaDrogasil
Por que escolheram Gravataí para o centro logístico?
É um grande polo industrial no Rio Grande do Sul e fica próximo das saídas para os outros Estados. Tem mobilidade para dar vazão às nossas mercadorias que serão distribuídas para as farmácias. E todas as nossas lojas também funcionam como centro de distribuição para o produto ir até a casa do cliente.
A empresa continua com a intenção de se expandir no Sul em um ritmo maior do que em outras regiões?
Sim. Devemos terminar o ano com 109, 110 farmácias. Cada uma emprega 15 pessoas em média. Queremos é levar saúde e beleza para todas as pessoas. Trabalhamos também com alimentos que retratem a vida saudável. E as nossas salas de serviço são verdadeiros consultórios farmacêuticos.
Ouça as entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.