Começando por Porto Alegre, chega ao Estado uma plataforma que oferece seguro para carros e que promete entregar preços 30% abaixo da média mercado. A startup Justos criou um aplicativo que avalia a performance do motorista em tempo real para tabelar o valor cobrado. A tecnologia chega até a medir se a pessoa está mexendo no celular enquanto dirige.
Ao fazer o cadastro, o motorista passa por um período de testes de direção, nos quais deve percorrer 80 quilômetros para que seja avaliada a sua conduta no volante. A partir das informações coletadas, o algoritmo da startup atribui uma nota para cada usuário — quanto maior a nota, maior o desconto. Outros fatores, como idade e modelo e ano do veículo também são levados em consideração.
A empresa é de São Paulo e já está também no Paraná e em Santa Catarina. Nos próximos, anos pretende expandir para todo o Rio Grande do Sul, mas começa por cidades com baixo índice de roubos e acidentes de carro. Por enquanto, a Justos atua em parceria com a Excelsior, mas buscando uma licença própria junto à Susep, órgão que regula e fiscaliza o mercado de seguros no país.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.