A Unimed encerrou atividades importantes da Unidade Assistencial de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Foram fechados o centro cirúrgico, a endoscopia e o pronto atendimento. Em nota à coluna, a cooperativa de saúde informou que não era mais sustentável financeiramente manter os serviços, apesar dos "esforços e investimentos significativos", diz o texto.
Foi em 2010 que a Unimed Porto Alegre incorporou a operação, que era Centro Sul. Ela chegou a ser um hospital no início, mas deixou de ter internação e obstetrícia em 2019. Agora, serão mantidos apenas os serviços do Centro de Diagnóstico de Imagem e Posto de Coleta para exames laboratoriais. Por enquanto, eles permanecem no mesmo prédio, mas serão transferidos para outro local na cidade, que ainda está em definição.
"Esta foi uma decisão difícil, mas necessária, diante do cenário macroeconômico, dos elevados custos da saúde em níveis nunca vistos no setor. (....) A vida é mais importante do que a questão financeira. Mas somente a gestão técnica, sólida e responsável garante e preserva que mais de 620 mil vidas sejam atendidas com excelência e cuidado, premissas da Unimed Porto Alegre.", diz trecho da nota.
Sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor de saúde, a coluna entrevistou recentemente o próprio presidente do conselho de administração da Unimed Porto Alegre, Márcio Pizzato. Em comunicado aos cooperados, ele havia alertado que o cenário era desafiador.. Relembre a entrevista: "Delicado e desafiador", diz presidente de conselho da Unimed sobre cenário financeiro da saúde
Os atendimentos já agendados na unidade de Guaíba estão mantidos. Não haverá cancelamentos. Em relação aos cerca de cem funcionários, a Unimed informa que buscará realocá-los na própria cooperativa ou no mercado.
A Unimed Porto Alegre completou 50 anos. A cooperativa conta com 6,6 mil médicos cooperados e mais de 370 pontos de atendimento entre serviços credenciados e próprios, em 46 municípios do Rio Grande do Sul.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.