Desde que a coluna publicou a disparada nos preços dos seguros de carros, tem recebido diversos relatos de leitores apontando aumentos que chegam a 100%. Na média, a elevação é de 25% a 30%, garante o presidente Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS), Guilherme Bini, que também é diretor da Mapfre, uma das empresas mais conhecidas no setor. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ele explicou que a Tabela Fipe é a principal influência para o cálculo dos seguros, como a coluna também já tinha registrado.
- Nos últimos 12 meses até abril, ela subiu 23% em média. O valor das peças aumentou 16,5%. Há, ainda, uma maior sinistralidade, que é a quantidade de eventos que as seguradoras estão indenizando - elencou o executivo.
O presidente do Sindseg, prevê, porém, uma melhora no cenário. Segundo ele, o preço dos carros novos deve se estabilizar, enquanto o dos usados vai cair.
- O que está acontecendo neste ano é algo que nunca houve no mercado - finaliza.
No primeiro semestre de 2022, o seguro de carro subiu 25,86%, segundo a pesquisa do IBGE. Isso é quase sete vezes a inflação do período (3,85%). No Rio Grande do Sul, foram pagos R$ 761 milhões em indenizações nos primeiros quatro meses do ano, 39% mais do que no mesmo período do ano passado.
Relembre a coluna sobre o assunto: Seguro de carro sobe quase sete vezes a inflação; o que houve?
Ouça entrevistas sobre o assunto:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.