O custo do seguro de veículos disparou. Considerando os últimos 12 meses, é uma alta acumulada de 34,36% na região metropolitana de Porto Alegre, ou seja, mais do que o triplo da inflação (10,68%). Pegando só o primeiro semestre de 2022, a elevação é de 25,86%, o que é quase sete vezes a inflação do período (3,85%). Sim, tudo isso.
Há vários motivos apontados pelas seguradoras. Um deles é o aumento da sinistralidade. Apesar de indicadores criminais terem recuado em algumas regiões, casos de acidentes com danos materiais aumentaram porque as pessoas voltaram a circular, após o distanciamento social durante a pandemia. No Rio Grande do Sul, foram pagos R$ 761 milhões em indenizações nos primeiros quatro meses do ano, 39% mais do que no mesmo período do ano passado. Ou seja, o seguro é acionado mais vezes, sai mais caro para a seguradora e esse custo é dividido entre os clientes.
Outro ponto é que os carros e as peças estão mais caros, isso eleva o gasto da seguradora na hora de repor ou consertar o veículo. Há um descompasso. A falta de itens e a disparada de preços dos insumos são os motivos que chegam a parar fábricas, provocando escassez de modelos e inflação automotiva para novos e usados, mesmo com queda nas vendas. O seguro é calculado sobre a Tabela Fipe, que já aumentou bastante no ano passado, provocando alta superior a 20% do IPVA, o que o bolso do leitor deve recordar bem.
Para economizar, a regra básica é pesquisar para comparar cotações. O corretor de seguros pode parecer um custo a mais, mas também vale a consulta, já que os profissionais conhecem as opções e têm acesso a descontos. Além disso, renegocie preços e reavalie se a cobertura atual do seguro pode ser alterada para uma opção mais acessível.
Colaborou Vitor Netto.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.