A venda de automóveis segue em queda, com preços em alta. No primeiro semestre, o recuo foi de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado. Como motivos, o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) aponta a falta de insumo que provoca até falta de modelos, o valor dos combustíveis e o próprio preço dos veículos.
Aliás, com frequência, o aumento nos preços de automóveis tem ficado entre as principais pressões da inflação. A alta ocorre desde o final de 2020 e segue. Considerando os últimos 12 meses, a elevação supera 18% no preço médio na região metropolitana de Porto Alegre, mostra a pesquisa do IBGE. É bem superior à inflação do período, que é de 10,68%.
Na esteira disso, outros preços aumentam. O automóvel usado também se valoriza. A elevação média é de 13,98%. Alguns veículos estão valendo mais agora do que há um ano, quando foram comprados ainda zero quilômetro. Pesquisa da plataforma Mobiauto mostra valorização média de 7,3% entre os 40 carros e veículos comerciais leves mais vendidos no país, comparando o preço pago no primeiro semestre do ano passado, quando eles ainda eram modelos zero-quilômetro, com agora. O Mobi, por exemplo, passou de R$ 47 mil para R$ 57 mil.
Nesta toada, teremos, novamente, aumento significativo do IPVA, que é calculado sobre a tabela Fipe e subiu mais de 20% no ano passado. A alta nos preços dos veículos e a falta de peças também puxam elevação no custo de consertos (+12,69%) e dos seguros (+34,36%), este também pressionado pelo aumento nos sinistros com a retomada da circulação após o distanciamento social da pandemia. Presidente do presidente do Sincodiv-RS, Paulo Siqueira, já tinha alertado em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, no início do ano de que os preços continuariam subindo ao longo de 2022.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.