Foi publicada no Diário Oficial da Estado (DOE) a dispensa de licitação para contratação da empresa McKinsey & Company, que tem sede nos Estados Unidos, para o estudo sobre uma cadeia de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. A consultoria vai elaborar um plano de desenvolvimento setorial. O valor do contrato é de R$ 4,9 milhões.
Segundo a secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, a contratação direta sem licitação se deve à especialização da McKinsey & Company no serviço. O trabalho tem previsão de ser realizado em 14 semanas.
- No mundo, a empresa é referência, desenvolvendo uma atividade que nunca foi feita no Estado nos moldes propostos - explica a secretária.
Ainda durante viagem à Europa, a coluna noticiou a expectativa do governo do Estado para a contratação da consultoria. A ideia é analisar o potencial do Rio Grande do Sul para produzir hidrogênio verde a partir da energia eólica, exportando pelo porto de Rio Grande. Países como Holanda e Alemanha têm interesse em importar o combustível dentro do seu planejamento de transição energética, acelerada pela necessidade de depender menos do gás russo e de substituir a energia gerada do carvão.
É, porém, uma cadeia econômica nova para o Estado e que exige investimentos bilionários. Em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, disse que o hidrogênio verde pode, sim, tornar-se uma bandeira da entidade, mas insistiu que a Europa faça investimentos financeiros no Estado para o avanço desta nova economia.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.