Na missão à Europa, a comitiva gaúcha acompanhada pela coluna viu os holandeses externarem apetite pelo hidrogênio verde que o Rio Grande do Sul poderia vir a produzir. Mas exige muito investimento. Confira abaixo trechos da entrevista do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha. No final da coluna, ouça a íntegra da conversa.
Sente que é real o apetite holandês pelo hidrogênio que o Rio Grande do Sul pode vir a produzir?
Ele existe. Eles querem terminar a emissão de CO2 lá em 2050, e é preciso um substituto.
E as suas provocações para que os holandeses invistam no Rio Grande do Sul?
Nós viemos aqui para ouvir, mas queremos que eles digam o que precisa investir. Me parece que não há dinheiro sobrando no Rio Grande do Sul. O custo de implantar o parque eólico na água é altíssimo. Aqui, as empresas ganham subsídio. Tem que botar dinheiro para garantir o negócio, não só ficar no memorando de entendimento.
O hidrogênio verde pode ser uma bandeira da Fiergs para dar peso aos investimentos por parte de empreendedores locais?
Sim. Temos uma equipe técnica muito boa. Então, temos condição de fazer estudos e mais pré-projetos e colher dados para ver o que de melhor nós podemos oferecer. Nós não aplicamos recursos, mas temos relações com empresas que poderiam vir a investir. Se esse negócio de hidrogênio verde continuar nesse embalo que está, eu acho que seria uma das bandeiras da Fiergs, porque é um negócio atraente, tem uma imagem boa perante a população.
Ouça a entrevista completa de Petry ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
* A coluna viajou à Alemanha e à Holanda a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.