O hidrogênio verde foi o principal assunto da visita da comitiva gaúcha à Holanda. A Europa quer comprar o combustível. Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos é entusiasta. Segundo ele, está sendo encaminhada a contratação da consultoria McKinsey para elaborar um estudo detalhado sobre como seria essa nova cadeia econômica no Estado.
Qual impacto ocorreria na economia gaúcha?
Temos estudos de outras áreas similares em alguns pontos que movimentam o PIB gaúcho em superior a 4% ou 5%. São segmentos que trabalham, também, com produtos e insumos que são de rota química. O estudo da consultoria é para olhar o Estado, o mercado interno e o externo.
Em que pé está a contratação da McKinsey?
Está em fase final, na avaliação jurídica. Após contratado, acreditamos que o estudo esteja concluído em três meses e meio. Será ainda neste ano.
Temos eleição. Como amarrar o estudo para que tenha uma continuidade mesmo com mudança de governo?
Estamos falando de um projeto de Estado, não de governo. Ele é estruturante por diversas frentes, dá segurança energética e incrementa a economia, industrializando. Queremos deixar o estudo como legado para que o poder público continue engajado, porque o investimento virá do privado, que precisa de um ambiente equilibrado e olha no longo prazo.
Além dos memorandos de entendimento e do estudo da consultoria, tem perspectiva de contrato assinado em breve na área de hidrogênio?
Estou otimista. Estamos criando um ambiente favorável para que as empresas tenham conforto de investir. A Enerfin firmou conosco memorando de entendimento e nos acompanhou aqui na visita ao porto de Roterdã. Conversarei com o superintendente Cristiano (Klinger, do porto de Rio Grande) para que essa aproximação seja intensificada
Ouça a entrevista completa com Artur Lemos, que foi ao ar no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
* A coluna viajou à Alemanha e à Holanda a convite da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.