Mais uma usina solar é finalizada no Rio Grande do Sul. Desta vez, o investimento de R$ 7 milhões foi realizado pela Gaúcha TecPar, controladora da Brasil TecPar. A operação fica em São Borja e tem, no total, 1.976 painéis solares. A geração de energia é suficiente para o consumo de mil famílias.
- A usina solar opera de forma semelhante aos sistemas de energia solar fotovoltaica residencial, porém, em uma escala bem maior, pois é projetada para a produção e venda de grande volume de energia em alta tensão - diz o CEO Gustavo Pozzebon Stock.
Segundo ele, o município foi escolhido por ter uma boa posição solar. A energia gerada será usada pela própria empresa, que tem as marcas Amigo Internet e Ávato Tecnologia.
- O negócio prioritário da empresa é a internet, que exige o uso de data centers e torres com alto consumo de energia, além de todas as nossas unidades espalhadas pelo país. Logo, através do uso da energia proveniente da usina solar iremos contribuir com uma redução anual, estimada, de 270 toneladas de gás carbônico - acrescenta o executivo. A instalação foi feita pela HCC.
Em agosto do ano passado, a coluna noticiou que a provedora gaúcha de serviços de internet Brasil TecPar estava comprando empresas em outros Estados. Até então, em 2021, já havia adquirido nove operações, sendo seis no Rio Grande do Sul e outras três em São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Na ocasião, havia a ideia de abrir capital na bolsa de valores.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.