Além da queda na taxa de desemprego (apesar do recuo também na renda), a pesquisa do IBGE apontou uma redução forte no número de desalentados no Rio Grande do Sul. O ano de 2021 fechou com 79 mil pessoas neste grupo, 22 mil a menos do que no final de 2020. Ou seja, foi uma redução de praticamente 20%.
São chamados assim os profissionais que desistiram de buscar trabalho. Os motivos são vários, desde a perspectiva de que não há emprego na localidade até a percepção de que o candidato não tem qualificação. Quando há crises, como a da pandemia, esse número tende a subir, o que ocorreu.
Na esteira da melhora, aumentou o número de pessoas buscando trabalho no Rio Grande do Sul. A taxa de desemprego caiu porque foram criadas vagas que supriram esse aumento na procura, mesmo que as remunerações estejam mais baixas.
Leia também:
Emprego melhora no RS, mas renda do trabalhador cai
Trabalho por conta própria bate recorde no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.