O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A conhecida rede de cafeterias de Porto Alegre Z Café está apostando em expansão com foco no modelo de franquias. Entre o final do ano passado e início de 2022, abriu três novas unidades, inclusive em um salão de beleza, começou as obras para uma outra abertura em março e planeja fechar o ano com 25 lojas pelo Rio Grande do Sul.
— Temos um cenário muito positivo no horizonte, sentimos isso pela procura nas franquias. O que facilita é que temos modelos de lojas com formatos diferentes que se adaptam a loja de rua, prédios comerciais, hospitais e shoppings — fala o sócio Sandro Zanette.
Entre as três inaugurações, uma foi a do Caís Embarcadero, que a coluna noticiou em primeiro mão em setembro. Outra foi no condomínio Mostardeiro 5. E a terceira, que chamou atenção da coluna, foi dentro do salão de estética Meia Hora, na Avenida Nilo Peçanha. Aliás, segundo Zanette, o local tem surpreendido nas vendas.
Cada operação gera em torno de quatro empregos. O valor para instalação da operação pode variar dependo do espaço, mas a franquia cobra entre R$ 210 mil a R$ 420 mil. O tempo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. Além das três já abertas, começaram as obras para uma outra unidade, no centro comercial Plínio Mall.
— Com a operação da Plínio, teremos 15 unidades, em Porto Alegre, Canoas e Bagé. Mas já estamos em tratamento para outras operações. Queremos abrir de 10 a 15 lojas em 2022. A projeção para o ano de 2022 é chegar a 25 cafeterias — adianta.
Nas lojas da Z Café, existem dois tipos de serviço. O cliente pode comprar para consumir no local, mas também tem opção de passar na unidade física apenas para retirar o pedido. Há, inclusive, opções congeladas. Outra aposta da marca é produzir seus próprios produtos, que são fabricados em um centro de produção junto ao escritório central da rede em Porto Alegre.
— Hoje um dos nossos diferencias é que os produtos são exclusivos, produzidos na nossa central. Produzimos as tortas, salgados, saladas. É o centro, também, onde desenvolvemos novos produtos. E dali, fazemos a distribuição para todas unidades — explica Zanette.
O Z Café começou a funcionar em Porto Alegre no ano de 2000, com uma operação na Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento. Ano passado, fechou uma das primeiras operações, que ficava no Shopping Iguatemi. Relembre: Z Café fecha cafeteria que funcionava há 19 anos em shopping de Porto Alegre
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.