A região metropolitana de Porto Alegre foi a única com deflação entre as 11 localidades pesquisadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), considerado a prévia oficial da inflação. Os dados divulgados nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Estado teve recuo na média de preços de 0,11% em fevereiro sobre janeiro. No acumulado de 12 meses, a inflação gaúcha é de 10,16%. É um valor alto, mas é o terceiro menor, atrás apenas de Belém e do Rio de Janeiro.
De acordo com o indicador divulgado pelo IBGE, a deflação gaúcha de agora foi puxada, principalmente, pela energia elétrica residencial, que caiu 7,05% no mês. O instituto destacou, na análise que fez dos resultados, que a redução de alíquotas do PIS/COFINS e de ICMS ajudaram no valor para baixo. Outro produto que teve queda significativa foi a gasolina.
Desde o início do ano, diversos produtos tiveram diminuição do imposto no Rio Grande do Sul com o fim da majoração das alíquotas, que estavam mais altas desde 2015. Um dos itens em que a redução foi percebida com mais clareza é gasolina comum. Agora no IPCA-15, a indicação é que o combustível apresentou um recuo de -4,89% no mês.
Na média nacional, o índice avançou 0,99% em fevereiro. É a maior variação para o mês desde 2016 (1,42%). Houve variações positivas em oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados. A exceção foi saúde e cuidados pessoais, cujos preços recuaram 0,02%, após a alta de 0,93% de janeiro.
Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022 e comparados com aqueles vigentes de 14 de dezembro de 2021 a 13 de janeiro de 2022. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.