Uma boa notícia para a metade do sul do Estado. A Estaleiros do Brasil (EBR) foi escolhida para fabricar sete módulos para a plataforma P-79, da Petrobras. A informação foi confirmada à coluna pela própria estatal.
O Estaleiro EBR fica em São José do Norte, ao lado de Rio Grande. A região sofreu muito com os cortes dos investimentos no polo naval, no qual qualquer movimentação é grande geradora de empregos. A expectativa é de que o contrato gere de 3 mil a 4 mil postos de trabalho para a construção.
A EBR foi subcontratada para o trabalho pela SAME, uma joint venture formada pelas empresas Saipem e DSME. Em junho de 2021, a Petrobras assinou com a SAME para fornecimento da P-79, oitava unidade a ser instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O contrato atinge US$ 2,3 bilhões. O estaleiro gaúcho deve concluir o fornecimento dos módulos no segundo semestre de 2023. A construção do casco da P-79 e a integração dos módulos serão realizadas no estaleiro da DSME, na Coréia do Sul.
Com capacidade de processamento de 180 mil barris de óleo por dia e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, a plataforma é do tipo FPSO, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo. A entrega está prevista para 2025 e o contrato prevê 25% de conteúdo local, requisito previsto em edital e compromissado com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o campo de Búzios. Para a construção da P-79 serão necessárias atividades no Brasil, Europa e na Ásia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.