O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Enquanto reúne documentação e prepara para seguir com o projeto do veículo ultrarrápido que ligará Porto Alegre à Serra em menos de 20 minutos, a HyperloopTT está estudando novas possibilidades para o mercado brasileiro. A empresa anunciou que firmou uma parceria com a EGA Group, que trabalha com logística em áreas portuárias, para desenvolver um sistema capaz de "transportar contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião".
Batizado de HyperPort, o projeto prevê a instalação de sistemas com uma tecnologia semelhante a do Hyperloop, mas para transportar cargas que passam por portos brasileiros. De acordo com a empresa, as cápsulas desse projeto poderiam mover 2,8 mil contêineres por dia.
Não há ainda uma definição de qual porto poderia receber a tecnologia. Inicialmente, a parceria prevê o estudo do fluxo de demanda das principais movimentações de carga no país. Também serão realizados estudos de viabilidade econômica para as linhas de operação que ligarão os portos, aeroportos, centros industriais e produtivos do território.
— Como nós desenvolvemos a tecnologia, precisamos nos juntar aos melhores players do mercado para realizar análises sobre a implementação dos sistemas nas regiões. O EGA Group tem conhecimento pleno do setor nacional de logística, o comportamento de mercado, demanda, movimentação dos portos, enfim, tudo o que precisamos para trazer o HyperPort para a realidade brasileira — fala Ricardo Penzin, CEO da HyperloopTT para América Latina.
Hoje, o EGA Group trabalha com logística portuária em portos como de Santos, Itajaí, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul e também o de Rio Grande, no Sul do Estado.
Este é o segundo projeto da HyperloopTT no Brasil. O primeiro é o transporte ultrarrápido que ligará a serra gaúcha e Porto Alegre em 19 minutos que a coluna vem noticiando com frequência. Inclusive, em outubro, a coluna visitou o centro de pesquisas da HyperloopTT, em Toulouse, no sul da França. Relembre: Transporte ultrarrápido para ligar Porto Alegre a Serra em 19 minutos tem dois investidores interessados
Para o projeto aqui no Estado, já foi apresentado um estudo de viabilidade feito pela empresa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O resultado indica que, com a tecnologia, o deslocamento entre Porto Alegre e Caxias do Sul aconteceria em 19 minutos. Para instalar e operar o meio de transporte em solo gaúcho, a estimativa de investimento é de U$ 7 bilhões ao longo de 30 anos. A empresa, porém, garante que todo dinheiro será da iniciativa privada. Veja aqui imagens que projetam como seriam o interior das cápsulas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.