Empresa que pretende implantar o transporte ultrarrápido entre Porto Alegre e serra gaúcha, a HyperloopTT está divulgando imagens que mostram o projeto da parte interna das cápsulas onde ficariam os passageiros. Como a tecnologia prevê movimentação por vácuo dentro de tubos, não há janelas para o exterior. Por isso, o projeto prevê uma claraboia artificial, sistema de purificação de ar e monitores interativos que poderão projetar a paisagem.
A estrutura foi projetada pela HyperloopTT em parceria com a empresa italiana ICONA Design Group. Ela será instalada no primeiro sistema de protótipo comercial para passageiros. Cada cápsula terá capacidade para 30 passageiros. Não há divisão de classes, como nos aviões.
Assim que se sentarem, os passageiros terão acesso a um ambiente de som personalizado através de alto-falante de encosto embutido, com tecnologia que reduz o ruído do ambiente. Os assentos também preveem controle de temperatura, câmera para reconhecimento facial, um tablet individual e sistema sem fio para recarregar equipamentos. Por meio de identificação biométrica, o passageiro poderá emparelhar os equipamentos pessoais com os displays da cápsula.
Diretor para América Latina da HyperloopTT, Ricardo Penzin diz que é mais um passo rumo à consolidação do modal ao redor do mundo. Sobre o andamento do projeto gaúcho questionado pela coluna, ele informa que está sendo feito o estudo de impacto ambiental, além da continuidade da conversa com potenciais investidores, já que a empresa não pretende usar subsídios de governo para o "trem" ultrarrápido, que pretende ligar Porto Alegre a Caxias do Sul em 19 minutos, parando em Novo Hamburgo e Gramado. O primeiro lugar no mundo a receber o sistema, no entanto, deverá ser os Emirados Árabes.
— Além de expandir as fronteiras das cidades e redefinir a palavra "distância"’, a nossa missão é proporcionar a melhor experiência de usuário possível. Com o nosso sistema, o transporte terrestre deixa de ser previsível e até estressante e passa a ser divertido, imersivo e uma etapa em que você já começa a aproveitar ali mesmo, enquanto espera para chegar — comenta Penzin.
A coluna visitou a sede da HyperloopTT na França. Relembre: Transporte ultrarrápido para ligar Porto Alegre a Serra em 19 minutos tem dois investidores interessados
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.