A HyperloopTT está reunindo toda a documentação solicitada pela Fepam em busca da licença ambiental para o transporte em cápsulas que pretende ligar Porto Alegre a Caxias do Sul em 19 minutos. A meta do diretor Ricardo Penzin é obter a aprovação até final de 2022 ou início de 2023. A afirmação foi feita em encontro do Grupo de Aceleração Digital (DAG, sigla em inglês), iniciativa do World Trade Center Curitiba, Joinville e Porto Alegre. À coluna, ele ponderou que não é uma garantia, claro, mas uma expectativa. A análise cabe ao órgão, e o projeto, obviamente, é bastante complexo tanto quanto é inovador.
- Mas almejamos ao menos a licença prévia, se não for já a licença de instalação (que autoriza início de obras).
O executivo também informou que segue em tratativas com dois investidores interessados em fazer aportes no transporte com a tecnologia hyperloop. Porém, o licenciamento é algo importante nessa negociação. Afinal, eles aguardam a "prova" de que o projeto sairá do papel. A empresa não pretende usar subsídios de governos.
Penzin também reafirmou que a intenção da Hyperloop é fazer o primeiro teste mundial com passageiros em 2022. Recentemente, a empresa divulgou imagens que mostram o projeto da parte interna das cápsulas onde ficariam os passageiros. Como a tecnologia prevê movimentação por vácuo dentro de tubos, não há janelas para o exterior. Por isso, o projeto prevê uma claraboia artificial, sistema de purificação de ar e monitores interativos que poderão projetar a paisagem. Cada cápsula terá capacidade para 30 passageiros.
A coluna visitou a sede da HyperloopTT na França. Relembre: Transporte ultrarrápido para ligar Porto Alegre a Serra em 19 minutos tem dois investidores interessados
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.