O setor de serviços no Rio Grande do Sul recuperou em novembro parte da queda forte de outubro, quando recuou 4% sobre setembro. De acordo com a pesquisa mensal do IBGE, o avanço em novembro sobre o mês anterior foi de 1,7%. É o primeiro resultado positivo após dois meses de queda. Apesar do número para cima, o valor ficou abaixo da média nacional, que registrou um aumento de 2,4% no mesmo período.
Em comparação com novembro de 2020, a alta no Estado foi de 9,7%, índice próximo ao da média nacional, de 10%. Importante lembrar que, nesta caso, a base de comparação é baixa, uma vez que em novembro de 2020 o setor ainda estava sofrendo muito impacto das restrições causadas pela pandemia. No acumulado do ano, serviços no Rio Grande do Sul subiram 12%, acima da média do país, que está em 10,9%.
Gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo observa que o resultado, no país, foi o mais intenso desde fevereiro de 2021, quando avançou 4%. Para ele, o número divulgado hoje demonstra a continuidade da retomada do setor, que tem o maior peso no PIB brasileiro.
— Com isso, o setor de serviços amplia o distanciamento em nível ao período pré-pandemia, já que se encontra 4,5% acima de fevereiro de 2020 e alcança o patamar mais elevado dos últimos quase seis anos, já que iguala o nível de dezembro de 2015. Mas opera ainda 7,3% abaixo do ponto mais alto da série histórica, ocorrido em novembro de 2014 — diz.
Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas avançaram no mês, com destaque para serviços de informação e comunicação (5,4%) e de transportes (1,8%). A única queda do mês foi a do setor de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,3%).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.