Projeto que a coluna já vem acompanhando há alguns meses, o complexo gastronômico e de entretenimento Mercado Paralelo, no DC Shopping, em Porto Alegre, já está funcionando. Incialmente, a operação está em modelo de soft opening, ou seja, uma fase de testes. A inauguração oficial será em 20 de janeiro.
Ao todo, o espaço tem 4 mil metros quadrados dentro da área shopping, com capacidade para receber até 23 lojas. Dessas, seis estão funcionando no momento: Startt & Brothers, The Tube Cookies, gelateria Gianluca Zaffari, pizzaria Lazca, Taqueria do Pueblo e o Boteco do Complex.
Além disso, estão em obras os espaços do 20BARRA9 — que ocupará três lojas —, MuleBule Cozinha Artesanal — que ocupará duas lojas —, Easy Wine Store, QOD Barber Shop, Califa Skate Bar, Flori Floricultura, Tokyo Sushi, Panvel Farmácias, Bar de Cevas do Paralelo, Cook Show, além de dois espaços para eventos e um loja de roupas. Dessas, apenas a Tokyo Sushi não abrirá no dia 20 de janeiro, e sim, depois do Carnaval.
— De todas lojas que disponibilizamos, há apenas uma vaga. Existem propostas, estamos avaliando para ter algo que complemente o sistema que criamos. A ideia é que seja um mercado de bairro com produtos para o dia a dia — afirma Daniel Macedo, sócio do Mercado Paralelo.
O empreendimento possui investimento na casa de R$ 8 milhões. Um destaque é que ele é dividido entre parte interna, com lojas e restaurantes, e externa, também com operações comerciais e palco para shows. A inauguração atrasou alguns meses. Inicialmente, a abertura estava prevista para outubro, depois para novembro, e agora ficou marcada, definitivamente, para janeiro.
— Tivemos diversos contratempos desde o início das obras na metade julho, o principal foi o atraso na entrega e o alto valor dos materiais para construção. Mas, agora, o projeto inicial criado em 2017 ganha vida e o ecossistema de entretenimento e gastronomia está abrindo, aos poucos, as portas — fala Duda Corte Real, outro sócio do empreendimento.
Outras atrações no complexo
Além das opções gastronômicas e de lazer, o Mercado Paralelo também terá um calendário de atividades. Um deles é o "Restaurante Pop-up", onde chefs de cozinha serão convidados para participarem de oficinas culinárias e venderem seus melhores pratos. Outro projeto é o "Cozinha Anexa", em que serão oferecidos espaços para que chefs de cozinha, estudantes de gastronomia e público que tem culinária como hobby cozinhem em ambientes profissionais com clientes reais, sendo pagos para isso. Haverá ainda "Aulas Magnas", em que chefs de restaurantes renomados vão assumir o comando da cozinha, dividindo histórias e conhecimentos com o público.
O Mercado Paralelo é um projeto dos restaurantes Complex Skatepark e 20BARRA9, com a agência de marketing Austral.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android