Com a pandemia, condomínios residenciais passaram a oferecer mais serviços para os moradores. A coluna noticiou, por exemplo, um movimento grande de abertura de lojas autônomas. Nesta toada, chega ao Rio Grande do Sul uma proposta que é instalar geladeiras cheias de cervejas que podem ser compradas pelos condôminos.
Uma das empresas que oferece o serviço é a startup Take and Go, de Ribeirão Preto (SP), que já atua em 25 Estados. Funciona assim: o morador libera a abertura da geladeira por um aplicativo. Depois, a própria máquina identifica qual bebida o cliente está retirando e debita o valor automaticamente do cartão de crédito cadastrado na plataforma. Aqui no Rio Grande do Sul, a empresa acaba de inaugurar 34 cervejeiras, sendo 29 em Porto Alegre e cinco em Passo Fundo. Todas ficam em condomínios residenciais, mas o serviço também pode ser instalado em empresas, diz o co-fundador Evandro Chicoria.
A ideia é expandir por meio de um modelo de negócios baseado em licenciamento. É exigido um valor mínimo de investimento de R$ 60 mil, o que permite acesso a cinco cervejeiras. O tempo de retorno do investimento é de 12 a 24 meses, garante a empresa. Cada geladeira tem capacidade para até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas, que precisam, claro, ser repostas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.