Rede de varejo gaúcha com 57 anos de atuação, a Monjuá — antiga 3Passos — está abrindo a sua primeira loja em Porto Alegre. Com investimento de R$ 500 mil, a operação será inaugurada nesta quinta-feira (2) na Avenida da Azenha, terá 160 metros quadrados e funcionará, também, como uma unidade de distribuição intermediária para as compras do e-commerce.
— A nossa logística principal está em Três Passos, mas Porto Alegre vai ter um estoque intermediário, que ficará no segundo andar da operação e será exclusivo das vendas digitais, para dar velocidade nas entregas na Região Metropolitana — explica o diretor comercial Felipe Bender.
A operação integrada está em fase final de planejamento, e o novo site deve ser lançado no dia 8 de dezembro, mesma data em que a marca apresenta uma nova coleção, chamada de Vy’apa (felicidade). Ela foi criada em parceria com a comunidade Mbyá Guarani, da Barra do Ribeiro, que terá representantes hoje na inauguração da loja.
— Levamos papel, tinta, tecido, etc. para que eles pudessem desenhar aquilo que a cultura deles representa. São mais de 14 mil anos de histórias, transmitidas de geração em geração, construindo no coletivo Mbyá sua cosmovisão e fundamentos de sua rica cultura. Os desenhos, posteriormente, foram convertidos em arquivos para serem reproduzidos nas roupas, mantendo a originalidade dos traços — explica Bender sobre o projeto em parceria com os indígenas.
Com a operação de Porto Alegre, chega a 11 o número de lojas abertas em 2021, 78 unidades ao todo e 800 funcionários. Para tocar o negócio na Capital — incluindo a parte de logística para o e-commerce — 15 funcionários serão contratados até o meio do ano que vem. Para 2022, o foco da empresa será na digitalização e no aumento das receitas nas unidades já estabelecidas.
Até 2017, a rede se chamava 3Passos, em razão da cidade sede, Três Passos. A mudança de nome, que deve ser concluída em todas as lojas da rede nos próximos anos, também representou um novo posicionamento, com confecção de marca própria e peças femininas e masculinas direcionadas, também, ao público jovem.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.