Muitos leitores têm procurado a coluna para saber mais detalhes sobre as lojas de conveniência ou até minimercados sem funcionários que estão sendo instalados em condomínios residenciais no Rio Grande do Sul. Em especial, de Porto Alegre. Desde julho, a coluna noticia a entrada de seis empresas nesse mercado. Entre as principais dúvidas, está, claro, o custo para implementação e manutenção dos espaços. A coluna foi atrás dessa e de outras informações; confira:
18 Micromarket
- Investimento de implementação: responsabilidade da empresa.
- Custo de manutenção: não há custo para o condomínio. Manutenção e toda a operação é de responsabilidade da empresa.
- Espaço necessário: é adaptável de acordo com as necessidades do cliente. O mínimo de área necessária seriam 2 metros quadrados ou lineares.
- Funcionários: o condomínio não precisa dispor de funcionário.
- "Lucro" para condomínio: programa de remuneração para condomínios de grande porte que pode chegar até a 3% do faturamento da loja.
- Contato: contato@18market.com.br ou (51) 99991-5794.
Gelb
Startup gaúcha, a Gelb abriu sua primeira loja em condomínio residencial em 2018, em Porto Alegre. Contando também com unidades em empresas e condomínios empresariais, a startup já tem 50 pontos em 13 cidades no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
- Investimento de implementação: responsabilidade da empresa.
- Custo de manutenção: de energia elétrica, que pode ser negociada em relação ao comissionamento
- Espaço necessário: é adaptável de acordo com as necessidades do condomínio. A menor loja da empresa, hoje, tem 7 metros quadrados.
- Funcionários: não precisa. As lojas são autônomas.
- "Lucro" para condomínio: negociável. O condomínio pode receber comissão de 1% até 3% do valor de faturamento bruto. Além disso, a empresa não desconta do condomínio em caso de inadimplência, caso o cliente se esqueça de pagar por um produto, por exemplo.
- Contato: (51) 99447-0347 ou contato@gelb.vc.
Mercado Quadrado
A empresa fechou uma parceria com a Fruki para lançar as lojas, que serão em formato de contêiner. A primeira unidade será inaugurada em setembro no condomínio Atmosfera Eco Clube, com 250 casas na zona sul de Porto Alegre.
- Investimento de implementação: responsabilidade da empresa.
- Custo de manutenção: não há custo de manutenção. A empresa paga a energia elétrica, mas solicita o compartilhamento de internet.
- Espaço necessário: é adaptável, pensado de acordo com o número de moradores.
- Funcionários: não há necessidade.
- "Lucro" para condomínio: negociado conforme a capacidade de venda do condomínio. Pode chegar a receber 5% sobre venda líquida.
- Contato: (51) 99191-0522
Onii
Startup de São Paulo que quer entrar no mercado gaúcho. No mix de mercadorias, há pelo menos 20% de itens de produtores locais. A meta é chegar ao fim do ano com, pelo menos, 20 lojas operando no Rio Grande do Sul. Ainda não há operação instalada.
- Investimento de implementação: toda a operação desde a instalação, incluindo tributação e licenças, são de responsabilidade da Onii.
- Custo de manutenção: todo o custo, incluindo luz, internet, limpeza, estrutura e produtos são por conta da empresa.
- Espaço necessário: o projeto é desenvolvido para o espaço disponível.
- Funcionários: não há funcionários. A reposição ocorre de acordo com fluxo de estoque.
- "Lucro" para condomínio: é negociável. A comissão parte de 3% sobre faturamento. Outra alternativa é negociar um valor fixo mensal.
- Contato: contato@onii-portoalegre.com.br ou (51) 99611-5118 e (51) 98434-4681.
Super Pocket
A Super Pocket está lançando terceira loja em condomínio em Porto Alegre no dia 27 de setembro. Terá 500 produtos disponíveis.
- Investimento de implementação: responsabilidade da empresa.
- Custo de manutenção: também cobertos pela empresa, como água, luz, limpeza e manutenção do espaço.
- Espaço necessário: adaptável. Pode ser até mesmo em uma parede.
- Funcionários: não há funcionários. O acesso é o mesmo do que para o condomínio, com chave, tag ou biometria.
- "Lucro" para condomínio: não existe contrapartida para o serviço.
- Contato: 51.3377-2908 ou superpocket@superpocket.com.br.
Zuper
- Investimento de implementação: responsabilidade da Zuper. Quanto maior for o investimento necessário para implementar a loja, maior será o período do contrato.
- Custo de manutenção: não há qualquer custo para o condomínio.
- Espaço necessário: as lojas são projetadas com base a necessidade de cada condomínio, com tamanho de 4 a 30 metros quadrados.
- Funcionários: a loja não possui atendimento presencial, mas tem funcionários na logística.
- "Lucro" para condomínio: negociado com o condomínio, mas pode ficar entre 1% e 3% do faturamento.
- Contato: (51) 9967.63271.
Sabe de outra empresa que está oferecendo serviço de lojas para condomínios? Entre em contato com a coluna pelos e-mails giane.guerra@rdgaucha.com.br e daniel.giussani@zerohora.com.br.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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