Mais um espaço diferente aberto na economia durante a pandemia do coronavírus. São lojas dentro de condomínios. Sem funcionários, evitam o contato entre pessoas e também que os moradores precisem sair com tanta frequência para a rua.
Uma delas é a startup gaúcha Gelb, que foi também selecionada para um programa de mentoria da Endeavor. A primeira loja da empresa em condomínio residencial fica em Porto Alegre e ela garante que tem mais cinco unidades já sendo montadas. Ela fechou uma parceria com a TownSq, que atua com gestão dos espaços, conta o CEO da Gelb, Rafael Lima.
A startup tem 50 unidades em 13 cidades no Rio Grande do Sul e em São Paulo. São pequenos pontos de venda instalados em empresas, condomínios comerciais e agora residenciais. Oferecem alimentos e outros produtos sem a presença de funcionário. Um equipamento, desenvolvido pela Gelb, lê o produto adquirido e recebe o pagamento pelo cartão do cliente. Deve fechar uma parceria com uma varejista gaúcha e também negocia com construtoras para colocar o serviço já no projeto do imóvel à venda.
Outra chegando
Outra startup de lojas para condomínios é a Onii e está chegando ao mercado gaúcho. Ela permite a compra por meio de um aplicativo e dispensa a interação entre pessoas.
- O cliente direciona a câmera do celular para a porta, o que irá gerar um QR Code reconhecendo o cliente e autorizando a entrada. Lá dentro, ele escolhe o produto, escaneia o código de barras na câmera do seu celular e inclui no carrinho virtual. Finaliza a compra no app e volta para casa - diz Denise Brasil, uma das sócias da Onii.
Mayumi Toba, outra sócia do negócio, conta que o condomínio só precisa oferecer o espaço, pois a Onii se responsabiliza pelos custos da instalação e operação, como luz, internet, limpeza e logística de abastecimento. Além disso, haverá um percentual do faturamento, dependendo de cada caso, para o condomínio ou empresa. No mix de mercadorias, há pelo menos 20% de itens de produtores locais. A meta é chegar ao fim do ano com, pelo menos, 20 lojas operando no Rio Grande do Sul.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.