Será assinado nesta quarta-feira (1º) o contrato para que Porto Alegre faça parte do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. A prefeitura fará um aporte de R$ 390 mil e a entidade colocará mais R$ 390 mil até 2023.
Assim que a parceria estiver oficializada, já começa o projeto. O primeiro passo será um diagnóstico da situação econômica da Capital para identificar o que precisa ser feito. Isso deve ser apresentado na metade de janeiro.
- Grande parte dos recursos será direcionada para mapeamento de processos e desburocratização. Precisamos melhorar a cultura empreendedora da cidade e, por isso, também será feito um trabalho neste sentido nas escolas - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
Na expectativa para o diagnóstico, o secretário acredita que os setores de turismo e eventos têm grandes oportunidades. Também espera que o estudo aponte os gargalos que precisam ser corrigidos.
O projeto já é usado há alguns anos por diversas cidades do país. No Rio Grande do Sul, passou a ser oferecido em 2019, atuando com quatro eixos: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Já o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.