Dois assuntos se destacaram nas demandas apresentadas por empresários ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, em reunião nesta segunda-feira (25). Foi o primeiro encontro do Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico, um grupo de discussão criado com 57 entidades empresariais da capital gaúcha, que a coluna nem sabia que tinha tantas.
Ambos são dilemas antigos da economia de Porto Alegre, mas atenção especial para a questão dos ambulantes, que dominam o Centro. Lorenzoni disse que o primeiro passo será revisar a legislação sobre comércio informal. Em segundo lugar, está o projeto do centro de eventos, travado há anos.
- A prefeitura já sabe que não será gestora nem investidora. Mas pode ser uma parceira, entrando, por exemplo, com o terreno. Vamos criar grupos para avançar nestes assuntos - disse o secretário à coluna logo após a reunião.
Além disso, Lorenzoni tem a intenção de criar, em Porto Alegre, uma agência de desenvolvimento econômico que tome a iniciativa de trazer investimentos interessantes à Capital e que seja referência para quem tiver interesse em apostar aqui.
Para fechar, o secretário anunciou a contratação do Sebrae para o programa Cidade Empreendedora. A prefeitura fará um aporte de R$ 400 mil e a entidade colocará mais R$ 400 mil nos próximos três anos.
- Grande parte dos recursos será direcionada para mapeamento de processos, desburocratização e aprimoramento da sala do empreendedor. Precisamos melhorar a cultura empreendedora da cidade e, por isso, também será feito um trabalho neste sentido nas escolas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.