A semana começou com um tombo na bolsa de valores, seguido por dias tranquilidade, mas fecha com Ibovespa caindo forte e dólar subindo bem. Logo cedo, notícias China abalaram mercados mundiais. Uma delas foi a decisão do Banco Central chinês de proibir transações com criptomoedas. Mas o maior impacto veio do caso da incorporadora chinesa Evergrande, que ameaça não honrar compromissos. Segundo a Reuters, alguns detentores de títulos não receberam pagamento de juros com data de vencimento para ontem. A companhia deve US$ 313 bilhões. E, ao que tudo indica, a sua quebra é questão de tempo. Os esforços do governo chinês devem ser para fazer uma falência ordenada que não contamine demais a economia.
Por aqui, saiu a prévia da inflação oficial do país. O IPCA-15 veio em 1,14% em setembro, acima do 1,04% que estava sendo previsto. Com isso, o acumulado de 12 meses passou para 10,05%, que é quase o triplo da meta do governo federal para 2021. Segundo o IBGE, foi puxada por gasolina e energia elétrica. Lembrando que a bandeira tarifária de escassez hídrica passa a valer sobre as contas de luz de setembro. Nos combustíveis, a alta foi disseminada: gasolina, etanol, gás natural veicular e óleo diesel. Passagens aéreas também pressionaram o indicador. Há aumento de demanda, mas as companhias aéreas seguem com a frota reduzida.
Bens duráveis também trazem aumentos, puxados muito pela alta nos preços dos insumos, com o aço em especial. Os automóveis novos, os usados e as motos permaneceram em alta, com impacto significativo na inflação. Serviços vieram na esteira, como seguro e conserto. Outros destaques foram o aluguel de veículo e o transporte por aplicativo. Comer fora e em casa também ficou mais caro. Carnes seguem em alta, acompanhadas agora pela batata e o café. Mas arroz e cebola se destacam em queda.
No caso de Porto Alegre, destaque para a alta da tarifa de água e esgoto. Junto com o aumento na conta de luz, ela pressiona também para uma elevação do gasto das famílias com condomínio. O IPCA-15 ficou em 1,32% em setembro na região metropolitana de Porto Alegre, acumulando +11,37% em 12 meses.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.