Um "telhado de chás" chama a atenção no projeto de um edifício que será construído em Porto Alegre. Mas não é o primeiro da arquiteta Duda Kopper, que já implementou a ideia em outros três edifícios. Neste último, a garagem terá no topo uma plantação com variedades como boldo e camomila, além de uma vegetação chamada de seduns, que é uma espécie de suculenta. O Z800 será erguido pela construtora AMX Property no bairro Mont Serrat. Serão 960 mudas plantadas em 130 metros quadrados. A estrutura também servirá como um reservatório para garantir água para as plantas em tempos de estiagem.
O foco do projeto, claro, está na sustentabilidade. Os telhados verdes se proliferam nos projetos imobiliários, inclusive recebendo atenção especial para liberação de licenças na capital gaúcha. Além de ajudarem a regular a temperatura do ambiente, escoam melhor a água da chuva. A arquiteta do Z800, Duda Kopper, conta ainda que os chás poderão ser colhidos e consumidos pelos moradores:
— Com isso, despontam ramos e favorecem a brotação constante. Se não fosse o telhado verde, haveria no espaço apenas telhas metálicas.
O empreendimento também prevê outras características de um "edificío verde". Uma delas é não escavar o solo, fazendo a obra partir do nível da rua. Também será priorizada iluminação e ventilação natural. Outra aposta da empresa é na construção de "pilares verdes", revestidos, principalmente, por samambaias. De curioso ainda, tem um sistema de compartilhamento de bicicletas.
Coluna Giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.