Foi mesmo rápido como o Magalu tinha avisado. Em abril, a gigante do varejo assinou contrato para um novo centro de distribuição no Rio Grande do Sul e, antes de terminar o primeiro semestre, já tinha colocado a unidade em operação. A estrutura fica no complexo logístico GLP, na RS-118, em Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Aliás, era o espaço que seria ocupado pelo Mercado Livre, que acabou por transferir o projeto para Santa Catarina.
Com a unidade, o Magazine Luiza gerou 510 postos de trabalho, sendo 360 diretos. Ainda há vagas em aberto, assim como oportunidades em Caxias do Sul, na Serra, onde fica a outra operação logística da empresa. As inscrições podem ser feitas pelo site de carreiras.
Como a coluna noticiou quando trouxe a informação sobre o investimento, a ideia da empresa, claro, é ampliar a operação logística no Estado. Para isso, aumenta a estrutura própria de entregas para fazê-las com mais velocidade.
- O Magazine Luiza tem um forte plano de expansão para este ano e um foco muito grande em logística. Será o ano do "piscou, chegou". O Rio Grande do Sul é um Estado estratégico nesse contexto, mas também teremos novos centros de distribuição espalhados pelo Brasil -reforçou na ocasião Márcio Chammas, diretor de logística da companhia.
A empresa também entrega pelo e-commerce produtos que estão no estoque das lojas, que acabam por funcionar como pequenos centros de distribuição também.
- Dessa forma, a companhia tem condições de aumentar cada vez mais as entregas same day e next day delivery (no mesmo dia ou no dia seguinte à compra), principal foco da área de logística - complementa.
No mês passado, o Magazine Luiza iniciou as entregas de produto em até uma hora para clientes de 11 cidades: São Paulo, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Teresina. O serviço foi chamado de “Piscou, Chegou”, expressão usada pelo executivo à coluna quando confirmou o investimento no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a opção estaria em teste ainda.
Segundo o levantamento divulgado pela Deloitte neste ano, o Magazine Luiza é a segunda maior rede de varejo do país. Ele fica atrás da Via Varejo, que mudou de nome para Via, e é seguido pela Lojas Americanas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.