A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás aguardará a entrada em vigor do reajuste de 7% do gás natural pela Petrobras para definir o repasse aos seus clientes. Acrescenta que não há previsão de aumento antes disso, em julho.
O aumento da Petrobras começa a valer em 1º de agosto. A Sulgás, no entanto, lembra que o contrato de concessão prevê o repasse integral ao mercado do custo de aquisição do gás.
"Sendo assim, após a implementação do reajuste por parte da Petrobras, a SULGÁS avaliará o repasse do mesmo na proporção necessária para reposição dos custos de aquisição do gás natural.", diz trecho da nota da distribuidora.
Os percentuais costumam ser diferentes conforme o segmento do cliente. A Sulgás fornece gás para indústrias, comércios, residências e postos de combustíveis, que vendem o gás natural veicular (GNV), muito usado em táxis e em veículos utilizados por motoristas de aplicativos.
Aumento na Petrobras
A Petrobras informou na terça-feira (6) que, de acordo com os contratos em vigor, ajustará a partir de 1º de agosto em 7% os preços de venda de gás natural para as distribuidoras em R$/m³. Segundo a empresa o aumento se deve as fórmulas negociadas nos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio.
O cálculo, acrescenta a empresa em comunicado ao mercado, considerou como referência a cotação dos meses de abril, maio e junho. Durante esse período, o petróleo subiu 13% e o real valorizou aproximadamente 4% em relação ao dólar. O ajuste dos contratos são trimestrais, acrescenta a estatal.
O preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, observa a estatal, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Aliado a isso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.
Coluna Giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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