Empresa de desenvolvimento de tecnologias para soldagem com sede em Caxias do Sul, a Sumig vai desbravar um novo mercado. Além de embarcar seus produtos para mais de 15 países já, a indústria passará a exportar para a Europa após ter obtido um certificado pelo qual trabalhou por mais de um ano. A adequação envolveu da troca de pigmentação até de parafusos usados nos equipamentos, explicou à coluna a coordenadora de Exportação Marina Bertelli.
O primeiro embarque ocorrerá nas próximas semanas. Enquanto buscava a autorização, a Sumig já definiu um distribuidor da Inglaterra. Em breve, terá também em outros países europeus. A empresa venderá tochas para soldagem.
- Além de soldar, nosso produto extrai a fumaça que é tóxica ao trabalhador. Todas as indústrias que trabalham com metais usam tochas - conta Marina, sinalizando que o mercado é, portanto, bastante amplo.
Para atender o mercado europeu, a fábrica já teve a capacidade ampliada em 2020 com uma nova linha de produção de tochas especiais. A expectativa é de que os embarques ao Exterior aumentem em até 40%.
Fundada em 1980, a Sumig emprega, atualmente, 237 pessoas. Dependendo da demanda, não está descartada uma nova expansão. Há um ano, a empresa abriu um escritório no Texas, nos Estados Unidos, onde já tinha uma operação na Flórida. Ela tem ainda uma filial em São Paulo.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.