Em fevereiro, a colunista descobriu que foi vítima de golpistas que resgatam o FGTS dos trabalhadores. Na época, alertou os ouvintes e deu algumas dicas para conferir se a conta está segura. Uma delas é conferir o extrato do fundo de garantia com frequência e verificar também se já não foi criado um perfil falso no app CAIXA Tem, que tem sido usado pelo governo para os programas de estímulo à economia. Aliás, a colunista acabou descobrindo que os criminosos também criaram uma conta falsa no Banco do Brasil para onde tentaram transferir o dinheiro do fundo de garantia.
A planejadora financeira Letícia Camargo, ao ver o caso, também enviou à coluna uma dica bem interessante de como monitorar se não há golpistas mexendo ou criando contas bancárias em seu nome. Trata-se do site Registrato, do Banco Central, onde você consegue, por exemplo, verificar todas as contas e empréstimos abertos em seu nome. Veja a dica de Letícia:
"Eu entendo que uma maneira importante de você verificar se alguém está abrindo contas em seu nome é entrar no Registrato, do Banco Central. É um site da autoridade monetária, onde você pode verificar quais são todas as contas que estão abertas em seu nome, pode aproveitar e ver se tem empréstimos em seu nome e verificar se aquilo tudo é seu mesmo, ou se abriram alguma conta ou tomaram algum empréstimo sem o seu consentimento. Houve uma um grande vazamento de informações recentemente e isso facilita a abertura de contas em nome de outras pessoas, tomar empréstimo em nome de outras pessoas. Então, eu acho que uma forma importante de tentar, pelo menos, saber se não tem nada aberto em seu nome. Lá, você entra, tem que fazer um cadastro, eles vão passar uma frase de segurança. Você vai lá no site do seu banco e copia essa frase. Aí, vai ter um código, você copia ele no site do Registrato, faz o seu cadastro e, ali, você tem uma série de informações. Até as chaves Pix que estão cadastradas no seu nome, você consegue ver ali no Registrato. É muito bom. De vez em quando, eu vou lá e dou uma olhadinha."
Ouça também no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Sobre o assunto, veja também:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.