Descontada a inflação, a rentabilidade da poupança nos últimos 12 meses encerrados em março ficou em -4,16%. Isso significa que o poupador perdeu 4,16% de poder aquisitivo caso tenha colocado seu dinheiro na poupança em 31 de março de 2020, alerta a Economática, consultoria que faz o cálculo mensalmente.
Mas por que o rendimento está essa miséria de 1,92%? Porque a poupança paga 70% da taxa de juro Selic, que até subiu na última reunião, mas segue em um patamar baixo, mesmo com as novas elevações previstas até o final de 2021. Ainda mais, quando estamos falando de retorno de investimentos em um cenário de inflação em alta.
Leitores perguntam com frequência quais são, então, as opções para colocar o dinheiro com um melhor retorno. Em geral, pedem que seja um investimento seguro. A pedido da coluna, o sócio da Quantitas Asset Rogério Braga deu cinco sugestões:
1 -Tesouro Prefixado (antigo LTN) com vencimento em 2024: ele corre algum risco de a inflação subir, mas a rentabilidade não fica ruim. Está com uma taxa superior a 8%. É um título do Tesouro Nacional, que pode ser comprado via Tesouro Direto. Funciona como emprestar dinheiro ao governo federal, ou seja, tão seguro quanto a poupança. Busque instituições financeiras que tenham zerado a taxa para o investimento.
2 - Tesouro Selic (antiga LFT) com vencimento em 2027: ele oscila menos do que o prefixado. Está pagando Selic mais 0,3% aproximadamente. Também é um título do Tesouro Nacional, que pode ser comprado via Tesouro Direto. Funciona como emprestar dinheiro ao governo federal, ou seja, tão seguro quanto a poupança. Busque instituições financeiras que tenham zerado a taxa para o investimento.
3 - Tesouro IPCA (antiga NTN) 2035: oscila mais, mas sempre pagará mais do que a inflação, já que está vinculado a ela mais um juro definido na hora da compra do papel. O rendimento tem sido o IPCA mais um juro acima de 4%. Também é um título do Tesouro Nacional, que pode ser comprado via Tesouro Direto. Funciona como emprestar dinheiro ao governo federal, ou seja, tão seguro quanto a poupança. Busque instituições financeiras que tenham zerado a taxa para o investimento.
4 - Fundos imobiliários: principalmente, do setor de logística. O setor tem espaço para valorização dos galpões, além do aluguel pago pelo uso deles e que, depois, é dividido pelos investidores. Um grande atrativo é ser isento de Imposto de Renda. Aqui, o investidor começa a sofisticar um pouco mais a sua carteira.
5 - Fundos multimercados e de ações: eles até oscilam mais, mas são bastante regulados e a escolha do investimento é feita por gestores profissionais. Pode ser o primeiro passo para entrar no mundo dos investimentos em renda variável
Ouça mais informações sobre investimentos e sobre vantagens e desvantagens da caderneta de poupança no programa Acerto de Contas (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.