Avançou o projeto da gigante ArcelorMittal para construção de uma unidade de produtos siderúrgicos em Glorinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O protocolo de intenções para o empreendimento foi assinado ainda em dezembro de 2020, como antecipou a coluna na ocasião. Agora, saiu a licença prévia atestando a viabilidade ambiental da operação. A empresa pretende construir uma fábrica para a produção de chapas retangulares e bobinas de aço.
O plano da ArcelorMittal é investir R$ 52,5 milhões até 2022 com criação de cem empregos diretos. Como contrapartida, o governo gaúcho dará benefícios de ICMS, principalmente para as compras de fornecedores localizados no Rio Grande do Sul, de máquinas a ferramentas.
A ArcelorMittal é uma multinacional com sede mundial em Luxemburgo. No Brasil, ela já atua em sete Estados e emprega 17 mil pessoas. É a maior produtora de aço do Brasil, seguida por Gerdau, que é sua maior rival em aço para construção, aliás, fará novo investimento no Rio Grande do Sul, como a coluna noticiou ainda em abril: Fábrica gaúcha entra no investimento bilionário anunciado por Gerdau
O próximo passo é a empresa solicitar a licença de instalação, que autoriza o início das obras. O documento é emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.