Ao todo, 57 grandes empreendimentos para Porto Alegre foram licenciados pelo programa de projetos prioritários, criado no ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus). Isso significa que, para uma tramitação mais rápida, os empreendedores se comprometeram a dar início às obras em até um ano após receberem o "ok" da prefeitura. Se não o fizerem, perdem as autorizações, explica o secretário Germano Bremm.
Juntos, eles somam investimentos de R$ 2.391.469.766,85 e vários já foram, inclusive, iniciados. Pelas informações repassadas pelas empresas ao solicitarem as autorizações, eles têm potencial de gerar 15.252 empregos diretos e mais 44.301 indiretos. Ou seja, são quase 60 mil postos de trabalho para gerar renda e movimentar a economia local.
GZH preparou um mapa interativo (abaixo) para que a localização dos empreendimentos possa ser melhor visualizada. É possível observar uma boa quantidade de projetos na região do 4º Distrito, além de bairros residenciais mais centrais da Capital.
- A concentração de empreendimentos se dá nas regiões onde há uma maior infraestrutura pública para atender essa população. Locais mais afastados tendem a demandar maiores investimentos em infraestrutura. A concentração segue as diretrizes de planejamento urbano, adensar mais onde tem melhor infraestrutura - comenta o secretário Germano Bremm.
Ao clicar nos pequenos círculos do infográfico abaixo, o leitor terá detalhes dos empreendimentos. Também é possível consultar pela empresa responsável pelo projeto na barra acima do mapa. Divirtam-se!
Veja a entrevista completa ao programa Acerto de Contas (domingos, 6h, na Rádio Gaúcha):
Ouça o programa Acerto de Contas completo aqui:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.