Correção: A coluna informou inicialmente que tratava-se da viabilidade do projeto, mas essa questão já foi aprovada. Agora, o projeto passará por uma nova etapa, já com autorização para as edificações. O próximo passo para iniciar as obras será a liberação de licenças. O texto foi alterado às 11h05.
Um projeto para a área do Estádio Olímpico, no bairro Azenha, receberá em breve uma aprovação importante pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus). Isso deve ocorrer ainda neste trimestre, projeta o secretário Germano Bremm em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingo, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Será feito um parcelamento do solo, quando o espaço é dividido em unidades independentes para as edificações. Essa questão foi apontada com Bremm como desafio para o andamento projeto. O terreno tem cerca de 80 mil metros quadrados.
— Haverá uma rua central dividindo o terreno e uma esplanada com praça pública. A matrícula do parcelamento do solo vai gerar cinco terrenos privados, com ideia de construir edifícios comerciais, residenciais e até uma proposta de shopping center — fala o secretário.
O projeto já tem o Estudo de Viabilidade Urbanística aprovado. Agora, será autorizado o parcelamento do solo com aprovação de projeto. A empresa deve apresentar em seguida as solicitações de licenças, que, quando concedidas, já autorizam o início das obras.
— A equipe está trabalhando bastante para viabilizar o projeto. Recentemente, tivemos formalização do acordo judicial que envolve, inclusive, a área do terreno. Vamos ter a transformação da região por cumprimento das obras da área atual da Arena. Então, fizemos a composição daquele acordo e, em paralelo, estamos trabalhando há bastante tempo na aprovação do parcelamento de solo da área do Olímpico — explica o secretário.
Os empreendedores ainda não divulgaram o valor do investimento financeiro. Mas sabe-se, claro, que será um empreendimento grande, considerando o espaço e o projeto.
Na entrevista, o secretário Germano Bremm falou também sobre outro projeto, um empreendimento no terreno do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, desativado há quase 20 anos no bairro São João, em Porto Alegre. Ele vai preservar o patrimônio histórico do local. Veja imagens e mais detalhes aqui: Projeto de R$ 125 milhões preservará antigo hospital e criará mil empregos; veja fotos
E, sobre o Estádio Olímpico, o colunista Jocimar Farina já informou em GZH que a estrutura não seria mais implodida, mas, sim, demolida por partes: Empresa muda planejamento sobre demolição e Estádio Olímpico não será mais implodido
Veja a entrevista com o secretário Germano Bremm para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.