Está para sair do papel um empreendimento no terreno do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, desativado há quase 20 anos no bairro São João, em Porto Alegre. Ele vai preservar o patrimônio histórico do local. A Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) deve aprovar nesta quarta-feira (14) o Estudo de Viabilidade Urbanística. Chamado de Porto Capital, ele será erguido em uma área que soma 7,6 mil metros quadrados com um investimento de R$ 125 milhões, antecipou ao programa Acerto de Contas o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
A responsável pelo empreendimento é a Construtora R. Correa, que projeta gerar 450 empregos diretos e outros 600 indiretos. O projeto terá 415 unidades residenciais, além da parte térrea com 42 lojas. A área construída terá mais de 32,2 mil metros quadrados, somando os 16 pavimentos. Serão preservados 3,4 mil metros quadrados de área do prédio histórico do antigo hospital, enfatiza o secretário da Smamus.
— O projeto prevê a preservação dos prédios históricos, urbanização da área no entorno e a construção do novo prédio que irá trazer forte impulso à revitalização para o 4º Distrito — detalha Germano Bremm.
A edificação inclui conceitos de sustentabilidade: fontes alternativas de energia, captação e aproveitamento de água da chuva e telhado verde, além de iluminação em LED e sistema construtivo em drywall, que é o gesso acartonado usado como alternativa à alvenaria. O lançamento está previsto para março de 2022. Está prevista uma cafeteria onde ficava uma antiga capela.
Veja a entrevista com o secretário Germano Bremm para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Em 2020, um decreto publicado pela prefeitura de Porto Alegre permitiu que empresas que iniciassem obras em até um ano tivessem licenças urbanísticas e ambientais priorizadas. Na ocasião, a coluna noticiou o projeto em primeira mão também em entrevista com o secretário Germano Bremm, que manteve-se à frente da Smamus mesmo com a mudança de governo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.