Dois compromissos com empresas chamam a atenção na agenda do governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (21). São assinaturas de protocolos de intenções com a ArcelorMittal Gonvarri e com a GSI – Indústria e Comércio de Equipamentos Agropecuários.
Com a siderúrgica ArcelorMittal, o acordo prevê a instalação de uma operação no município de Glorinha, na região metropolitana de Porto Alegre. O aporte estimado é de R$ 52,5 milhões para ser investido até 2022 com criação de cem empregos diretos.
Como contrapartida, o governo gaúcho dará benefícios de ICMS, principalmente para as compras de fornecedores localizados no Rio Grande do Sul, de máquinas a ferramentas. A ArcelorMittal é uma multinacional com sede mundial em Luxemburgo. No Brasil, ela já atua em sete Estados e emprega 17 mil pessoas.
O outro protocolo de intenções, com a GSI, engloba investimentos de R$ 50 milhões até 2026, que serão usados para ampliar a estrutura produtiva no Rio Grande do Sul. A empresa tem unidades em Marau e em Passo Fundo. No acordo, se compromete com a manutenção dos 500 empregos que tem no Estado.
Neste caso, a contrapartida do governo será elaborar um projeto de lei para uma política de incentivo à armazenagem de grãos no Estado, além de benefício de ICMS semelhante ao concedido à ArcelorMittal. A GSI é uma empresa do grupo AGCO, que tem sede nos Estados Unidos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.