Tem mudança no comando da mantenedora de várias instituições de saúde do Rio Grande do Sul, incluindo o Hospital Mãe de Deus. No dia 31 de dezembro, se encerra o período da atual gestão da Associação Educadora São Carlos (AESC), com a diretora-presidente Irmã Elena Ferrarini, a diretora-vice-presidente Irmã Nadir Contini e a diretora-financeira Irmã Valdéres Bergozza. O executivo Fernando Barreto também conclui suas atividades como superintendente-geral.
Barretou ingressou em 2013 na AESC como consultor, tornou-se superintendente e já apareceu várias vezes aqui na coluna. Na primeira vez, ainda no início de 2018, anunciou um investimento de R$ 64 milhões que seria feito no Hospital Mãe de Deus e detalhou a reestruturação que conduzia na instituição.
Presente em seis cidades do Rio Grande do Sul, a AESC conta com 4 mil profissionais. A organização mantém quatro hospitais (Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre; Santa Luzia, em Capão da Canoa; Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres), quatro centros de atenção psicossocial álcool e drogas (incluindo o único CAPS AD IV do Brasil) e três colégios (São Carlos, em Caxias do Sul; Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha; e São Carlos, em Santa Vitória do Palmar), além de uma unidade dedicada à responsabilidade social (Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul). Essas unidades atendem mais de 200 mil pessoas por ano.
Um dos desafios da gestão foi o enfrentamento à pandemia, claro:
- Preparamos os modelos assistenciais do Hospital Mãe de Deus e dos hospitais do segmento de saúde pública para lidar com a covid-19 em tempo recorde. Mobilizamos nossas equipes de saúde, educação e área administrativa e, também, buscamos a liquidez financeira da AESC para que todas as unidades permanecessem funcionando - destaca Fernando de Barros Barreto.
Em assembleia no início do mês, foi eleita a gestão 2021-2023. Irmã Lucia Boniatti, como diretora-presidente; Irmã Elena Ferrarini, como diretora-vice-presidente; e Irmã Lourdes Terezinha Barbieri, como diretora-financeira. A superintendência-geral será definida pelas novas gestoras no próximo ano.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.