O início da obra de ampliação do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, está previsto para março de 2020. A informação é do superintendente da Associação Educadora São Carlos (AESC), Fernando Barreto, que chamou a coluna Acerto de Contas para mostrar os planos da mantenedora. Segundo o executivo, não é nem uma expansão:
— É um hospital novo!
O investimento já está próximo de R$ 150 milhões. Com conclusão prevista para 2024, a inciativa será dividida em quatro fases e aumentará em 30% a capacidade de atendimento do complexo em um total de 37 mil metros quadrados de área ampliada. Barreto se mostrou satisfeito com a captação de recursos financeiros:
— O juro está em queda e há liquidez no crédito.
Ainda na reunião, o superintendente comentou sobre os planos da AESC para revitalizar os hospitais da mantenedora no litoral do Rio Grande do Sul. Os empreendimentos são o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. Passarão pelo que o mercado tem chamado de "retrofit", que é uma modernização. Cada um receberá um aporte estimado em R$ 20 milhões. O trabalho deve começar dentro de dois anos.
Barreto também defende o atendimento a uma maior parte da população. Lembra que rompeu os convênios dos hospitais do Litoral, que atendem agora totalmente pelo SUS. A determinação da mantenedora é que a rede de saúde seja resolutiva, segura e acessível.
— Não existe saúde cara. Ou é acessível ou ela não existe — crava o Fernando Barreto.
Ou a saúde é acessível ou ela não existe
FERNANDO BARRETO
Superintendente da AESC
Fora os grandes investimentos, o Mãe de Deus segue em busca das suas metas para agilizar o atendimento na emergência. Em novembro de 2018, a coluna publicou que o hospital já tinha reduzido a um terço o tempo de espera do paciente.
— Sabemos que o tempo é tudo para o paciente que procura uma emergência do hospital.
A AESC é uma organização sem fins lucrativos e filantrópica, com 57 anos. Tem quatro unidades hospitalares, com 400 leitos privados e mais 400 públicos. Recentemente, inaugurou o Hospital Santa Ana, em Porto Alegre. No total, a mantenedora emprega 4,4 mil pessoas.
Ouça ainda entrevistas que já foram ao ar no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) com executivos da AESC e do Hospital Mãe de Deus: