O Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, reduziu a um terço o tempo médio que o paciente fica na emergência. Uma série de medidas começou a ser implementada em maio, quando o tempo superava 8h. No balanço de outubro, a média ficou em 2h40.
- Sabemos que o tempo é tudo para o paciente - disse o superintendente-executivo do Mãe de Deus, Fábio Fraga, em entrevista ao último programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
O executivo conta que a equipe médica passou por uma readequação e foi desafiada. Processos foram alterados e uma métrica de atendimento rápido foi estabelecida.
Entre as mudanças mais curiosas, está a colocação de enfermeiros circulando pela emergência. Também foi montada uma sala de controle, com uma equipe monitorando o paciente desde a retirada da senha de atendimento até a saída do hospital.
Segundo Fábio Fraga, 84% dos nossos pacientes tiveram a consulta médica em menos de 15 minutos no mês passado. Antes das mudanças, 88% dos atendimentos ultrapassavam 30 minutos.
- Também estamos monitorando os exames. Da solicitação até o laudo do exame de sangue chegar na mão do médico, deve levar no máximo 70 minutos. A tomografia é feita em menos de duas horas - conta o superintendente.
Fraga admite que a emergência é um local delicado. As equipes trabalham sob pressão, lidando com a ansiedade dos pacientes e dos familiares.
- Perguntamos para a equipe no nosso workshop: “como você se sentiria se estivesse internado e não soubesse que dia vai embora?”
Foi realizado grande investimento em tecnologia. Mas o trabalho no Hospital Mãe de Deus continua. A meta próxima é reduzir o tempo em que o paciente é medicado.
Ouça o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) e também a entrevista do executivo: