Com mais de 300 pessoas já trabalhando no local, a Amazon já está emitindo notas fiscais com o endereço de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. O centro de distribuição foi instalado em estrutura de R$ 50 milhões construída por investidores em um parque logístico na BR 386. A coluna antecipou o empreendimento ainda em agosto. Essa é a primeira fase do empreendimento. Uma segunda parte do centro de distribuição deve começar a operar em 2021.
Além da unidade do Rio Grande do Sul, a gigante do comércio eletrônico confirma que está começando a operar outros dois centros de distribuição no Brasil, somando 75 mil metros quadrados com as três operações. Um deles fica em Betim (MG) e o outro em Santa Maria (DF). Com isso, eleva de cinco para oito o número de centros de distribuição no país. O número de cidades que receberá compras a partir de 48 horas passa de 400 para cerca de 500.
Portanto, os novos centros logísticos já funcionam para garantir as entregas da Black Friday, liquidação que movimenta especialmente o comércio eletrônico no final de novembro. Com a mudança de hábitos de compras na pandemia, há grande aposta na promoção deste ano. Ainda nesta semana, Magazine Luiza e Via Varejo devem detalhar suas estratégias de marketplace, quando outros vendedores usam as plataformas de marcas conhecidas para comercializar seus produtos, característica da Amazon.
Enquanto isso, a Kuehne & Nagel, que vai atuar no local, corre para preencher vagas de emprego. Agora, estão abertos 600 postos de trabalho para auxiliar de operações logísticas. A consultora de recursos humanos Andressa Paltiano está divulgando as oportunidades para a Kuehne & Nagel e contou para a coluna que as vagas exigem Ensino Médio completo, mas que não precisa de experiência anterior:
- Pode ser o primeiro emprego - diz a consultora.
O salário inicial parte de R$ 1,3 mil. Há refeitório no local e um ônibus fretado já durante o contrato de experiência. Depois, a empresa oferece mais benefícios. O turno de trabalho é integral por escala, diurno ou noturno. Interessados devem enviar currículo para o e-mail sul@luandre.com.br.
Economia local
O investimento da Amazon já começa a movimentar a economia local. A coluna noticiou recentemente um bairro planejado que será construído nas redondezas pela Aviva Urbanismo. Dias depois, informou a abertura de uma farmácia da Maxxi Econômica pensada para atender ao fluxo de pessoas que será gerado no local.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.